Tudo começa com um nome incrível!
Um bom nome é sem dúvida o ativo mais importante de qualquer empresa. Descubra a importância de acertar na escolha, e como eu posso te ajudar!
A importância do processo de naming e do registro de marca
Existem hoje mais de 19 milhões de empresas no Brasil.
Muitas delas têm mais de uma marca.
Não é difícil de deduzir que conseguir registrar um nome original seja cada vez mais difícil.
Um estudo da Universidade de Harvard, apontou que nos Estados Unidos mais de 70% de todas as palavras em inglês já foram registradas como marcas.
E isso é ainda mais impressionante se considerarmos que a grande maioria das palavras comuns são completamente inadequadas para nomear marcas!
Você sabia que muitas empresas grandes registram centenas de nomes que nunca serão usados, simplesmente para se proteger da concorrência?

Eu não sei se você já possui uma marca, ou se está aqui atrás de uma empresa para criar ou mudar o nome da sua.
Se você já possui alguma, espero que ela esteja devidamente protegida!
Se não, saiba que esse é o primeiro passo que daremos após realizarmos o processo de naming da sua empresa ou produto!
Na minha região existe uma grande rede de supermercados, com centenas de lojas.
E eles estão correndo o risco de perder seu nome de marca, porque outra empresa entrou na justiça alegando violação de patente.
A batalha já consumiu milhões, e se arrasta por anos!
Muitos empresários acreditam que o nome é apenas um detalhe na hora de abrir um negócio.
Mas a verdade é que para além das questões legais, um bom nome é a pedra fundamental de toda grande marca!
Pessoalmente, considero de longe o ativo mais valioso de qualquer negócio.
Os nomes de marcas são provavelmente a propriedade intelectual com maior potencial de valorização do planeta.
É pelo nome que lembramos de qualquer coisa.
Logotipos mudam, identidades visuais envelhecem.
Um bom nome pode durar para sempre!
Não são poucas as empresas que ressurgem comprando nomes de marcas que foram consagradas no passado.
Muitas vezes o novo negócio não tem nem um parafuso do anterior, mas o capital simbólico permanece na mente das pessoas!
Eu resumo, o nome é a palavrinha mágica que vai conectar todos os seus investimentos de marketing na cabeça do consumidor.
É por isso que encontrar um bom nome é um trabalho que envolve técnica, pesquisa, inspiração e processos de triagem muito bem definidos.
Na maioria das vezes é necessário gerar centenas de opções até chegar à escolha perfeita!
Gosto de pensar que fazer naming é como achar ouro. Há 500 anos, ele podia ser encontrado entre os pedregulhos dos rios. Era só pegar.
Hoje, precisamos ir cada vez fundo nas montanhas, com equipamentos modernos, para achar algumas pepitas.
Lembre-se: são 18 milhões de marcas, apenas no Brasil!
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O método Incopyável para criar nomes incríveis

Ao contrário do que muitos podem pensar, criar um nome forte não é um processo aleatório, sujeito ao gosto pessoal de essa ou aquela pessoa. Um erro aqui pode fazer você perder muito dinheiro!
Por isso é preciso resistir a tentações de entregar essa tarefa para qualquer um, ou mesmo recorrer a soluções mais exóticas, como os famigerados “concursos de nomes” e votações internas.
Lembre-se: logomarcas, propagandas, identidades visuais, slogans e até próprios produtos podem mudar completamente. Nomes são para sempre!
De um modo geral, um bom nome entrega a mensagem certa, para os consumidores certos, de uma forma única e inesquecível.
Para isso, é necessário uma metodologia testada, com critérios de avaliação específicos. Aqui na Incopyável seguimos quatro fases em nosso processo de naming, que podem ser resumidas em: entender, aprofundar, criar e validar.
Vamos explicar cada uma.
01 - Fase de Diagnóstico
O objetivo aqui é entender. Vamos conversar com você e seus colaboradores quantas vezes for necessário para entender sua empresa em profundidade. Vamos estudar seus materiais de marketing, sua filosofia de trabalho e identificar seus diferenciais. Também já vamos juntos pensar possíveis caminhos de acordo com o seu posicionamento.
02 - Fase de Investigação
O objetivo aqui é aprofundar. Vamos mapear seus concorrentes e o seu mercado para conhecer quais são os tipos de nomes dominantes e o que eles evocam. Também vamos estudar o seu público-alvo, quais são seus hábitos de consumo, desejos e sentimentos em relação ao produto ou serviço. Mapearemos ainda as tendências que podem impactar seu negócio nos próximos anos!
03 - Fase de Criação
O objetivo aqui é criar! Vamos começar a gerar nomes. Muitos nomes! Para isso, utilizamos diferentes técnicas de ideação e variadas fontes de inspiração, sempre buscando pertinência e diferenciação, através do arsenal teórico construído nas fases anteriores. Para isso, mergulhamos em mitologias, linguística, idiomas variados, fatos históricos, elementos da cultura popular, personagens de livros e filmes, músicas e muito mais. Aqui o que conta é a diversidade e a liberdade!
04 - Fase de Validação
Essa fase tem várias etapas, não necessariamente sequenciais, com exceção da primeira (viabilidade jurídica). O objetivo aqui é cortar, contestar, avaliar, pontuar e pesquisar cada um dos nomes sob diferentes critérios, para encontrar elementos objetivos para uma escolha correta. Entre dezenas ou centenas de opções, precisamos chegar a não mais do que três ou quatro.
Critério Viabilidade Jurídica
Aqui já fazemos a primeira grande triagem, selecionando os nomes que possuam um mínimo de potencial para passar nos critérios seguintes. Essas opções são submetidas a um exame preliminar de registrabilidade como marca. É aí que morrem 90% dos nomes criados, pois a grande maioria das opções mais comuns já se encontra registrada. É importante notar que esse passo não dispensa a contratação posterior de um escritório especializado em patentes para um exame mais profundo.
Critério Originalidade
Examinamos se já existem outros negócios com o mesmo nome, ainda que em áreas diferentes. Avaliamos se o nome é criativo, impactante e contribui para diferenciar o negócio dos demais. Vale dizer que não basta ser “engraçadinho”, tem que ser pertinente e assertivo!
Critério Ortografia
Verificamos se o nome é fácil de escrever e se deixa margem para possíveis erros ou dúvidas. Fazemos testes de escrita a partir do som, preferencialmente entre o público-alvo selecionado. Aqui avaliamos também a aparência do nome quando formatado em um logotipo, além de possíveis conflitos quanto transposto para outros idiomas.
Critério Sonoridade
Testamos como o nome soa e se ele é fácil de se pronunciar. As diferentes formas de leitura são avaliadas na prática, preferencialmente com a participação do público-alvo. Alguns nomes ficam ainda mais fortes quando falados em voz alta. Outros, produzem cacófatos e vícios de linguagem!
Critério Emocional
Nomes bons são nomes humanos e afetivos. Eles precisam despertar algum tipo de sentimento, mais do que simplesmente uma ideia. Nomes frios e indistintos como “IBM” não geram muita conexão. Avaliamos aqui se o nome é caloroso e ativo ou frio e passivo.
Critério Conceitual
Avaliamos os significados por trás dos nomes, e como eles contribuem para o posicionamento da marca. Quanto mais profundo e com mais camadas de sentido, melhor! Aqui podemos fazer jogos de associações, para identificar quais nomes evocam o universo mais rico. Lembre-se, um bom nome precisa entregar a mensagem correta!
Critério “Uau!”
Certos nomes arrepiam os cabelos do braço. Têm algum magnetismo que faz com que pareçam corretos, ou simplesmente um mistério que atrai a atenção das pessoas. Eles são estimulantes, tem uma boa dose dos outros fatores, além de algo a mais. Chamamos isso de “Fator UAU”!
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Quem sou
Marcus (Passarinho) Paiva
Copywriter. Especialista em Branding. Estrategista de linguagem verbal.
Apaixonado pelas palavras desde criança, me especializei em contar histórias poderosas, para um mundo com marcas mais humanas e responsáveis. No copywriting, trago o diferencial de ter uma visão ampla de todo o processo de gestão profissional de uma marca, com ampla experiência em branding e sólida formação técnica, ajudando empresas a se posicionarem de uma forma muito mais profunda e assertiva.

Formação acadêmica e Certificações

Curso Superior em Publicidade e Propaganda

MBA em Branding, Marketing e Growth

Técnico em Sistemas de Informação

Certificação Copywriter AAA Empiricus
Alguns nomes que já criei






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Artigos meus para você saber mais sobre naming:
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