Para você, qual o papel de uma marca no mundo?
Muita gente pensa que a função principal de uma marca é ganhar dinheiro. Não é. Marca é sentimento e significado. Mais do que vender produtos ou serviços, marcas são capazes de se conectar com as pessoas de formas muito mais profundas.
E, aí sim, ganhar muito mais dinheiro!
E, aí sim, ganhar muito mais dinheiro!
Eu acredito que uma marca é como um ser vivo.

E assim como na natureza é preciso fazer parte de um ecossistema para continuar existindo, uma marca também precisa encontrar sua razão de existir.
Precisa descobrir e se manter fiel ao seu propósito.
Mas afinal, o que é propósito?
Propósito é aquilo que nos conecta verdadeiramente a tudo que existe ao nosso redor. É a forma como nós devolvemos algo de útil para o mundo. É aquilo que justifica nossa existência, do ponto de vista evolutivo.
Tudo o que existe de duradouro cumpre uma função maior, para além dos seus próprios interesses e necessidades. E é justamente aí que entra o nosso trabalho!
Nosso propósito é dar voz, alma e identidade para as marcas, ajudando-as a se expressar de um jeito único, apaixonante e Incopyável!
Construindo marcas mais humanas e responsáveis
Começando pelo ambiente interno, trabalhamos para que sua marca possa irradiar sua própria cultura, criando histórias poderosas e agregadoras, com estratégia, criatividade e, acima de tudo, verdade.
Nossa missão é fazer com que as marcas deixem de ocupar papéis meramente funcionais na vida dos seus consumidores, passando a compartilhar paixões e crenças, dores e sonhos.
Acreditamos que mais do que apenas buscar resultados financeiros, temos o dever de construir marcas mais genuínas e engajadas, que prezem por relações mais justas para a sociedade e o planeta.
Vamos começar?

Tire sua marca da gaiola!
Liberte sua personalidade única, conquiste reconhecimento e estabeleça conexões reais com seus públicos de interesse!
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Branding: a arte de dar valor, voz e alma para uma marca!
Como falei anteriormente, marca é sentimento e significado.
Muitas empresas pensam que têm uma marca, mas na verdade têm apenas um logotipo!
Dessa forma, o papel do branding é criar valor de longo prazo, com reflexos imediatos no curto prazo.
Branding não é apenas de uma ferramenta de marketing!
É, na verdade, uma ferramenta de gestão, que engloba diversos aspectos da sua empresa!
Serve para você descobrir o que sua marca realmente é.
E também o que ela pode e deseja ser!
Muitas vezes nem mesmo o empresário tem consciência de qual o valor maior que sua marca pode entregar para o mundo.
E acredite, a descoberta pode ser emocionante e motivadora!
Várias vezes vi homens barbados chorarem após a leitura de um manifesto elaborado para sua empresa.
“Eu não sabia que o que a gente fazia era tão bonito e importante!”
E o grande segredo é justamente esse! Criar uma forte crença, começando por você mesmo.
Trata-se de um trabalho de dentro para fora.
Quanto bem desenvolvido, o branding se transforma em uma espécie de guia para tudo o que acontece dentro da sua empresa.
Fala sobre a essência de quem sua marca é, o que ela acredita, sua cultura, valores e personalidade.
A verdade é que marcas são como pessoas. E sem uma alma elas estão basicamente mortas!
Na Incopyável nossa paixão é criar marcas vivas.
Marcas que possam fazer história e ficar na memória!
E você? O que você deseja para a sua?
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Principais benefícios do branding:

- Criar diferenciais competitivos imateriais que não podem ser copiados pela concorrência.
- Poder cobrar mais e ter margens melhores.
- Criar comunidades ao redor da sua marca.
- Estabelecer relacionamentos de longo prazo.
- Gerar confiança e valor percebido.
- Contribuir para a felicidade das pessoas e para um mundo melhor.
- Descobrir seus pontos fortes e fracos.
- Estabelecer uma personalidade consistente, baseada em padrões científicos de comportamento.
- Atrair pessoas comprometidas com sua cultura e propósito. Diminuir o turnover.
- Auxiliar na criação de políticas de compliance e RH.
- Fomentar a inovação e a criatividade.
Como encontrar um propósito para minha marca?
Para ilustrar o papel do branding nas organizações, é útil lembrar do conceito japonês Ikigai, que significa razão de existir ou propósito.
Trata-se da união entre o que você ama fazer, suas habilidades únicas, o que o mundo precisa e as demandas de mercado. Para isso, é essencial:

- Ter coragem. Querer fazer a diferença de verdade no mundo.
- Ser fiel aos próprios princípios. Ser autêntica e verdadeira.
- Querer deixar um legado.
- Ser realmente boa e apaixonada pelo que faz.
- Ter um produto ou serviço pelo qual as pessoas estejam dispostas a pagar.
- Estar disposto a praticar e vivenciar seu propósito todos os dias.
- Querer crescer junto com todos os seus públicos.
Que história única e apaixonante seu produto ou serviço tem a contar?
Juntos nós podemos descobrir!
Etapas e elementos presentes em uma estratégia de branding.
Quais sua marca já possui?
Diagnóstico
Análise de mercado
Análise da concorrência
Estudos de público
Análise da marca
Pesquisas de validação
Workshops de marca
Etc
Estratégia de Marca
Atributos
Valores
Cultura
Proposta de Valor
Guia de personalidade
Propósito
Etc
Identidade Verbal
Tom de Voz
Guia de elementos de linguagem
Mensagens Principais
Tagline e slogan
Guia de palavras e expressões
Manifesto
Storytelling
Identidade visual
Logotipo
Tipografia
Guias de Aplicação
Símbolos
Elementos Gráficos
Guia de cores
Etc
Plano de ações
Estudo de canais
Endomarketing
Publicidade
Branded Content
Inbound Marketing
Estratégias de relacionamento
Etc
Gestão ativa
NPS
SAC 2.0
Monitoramento de marca
SEO
Indicadores de performance (KPIs)
etc
Pronto para levar sua marca para outro nível?
Nós podemos ajudar! Entre em contato clicando no botão abaixo.
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Quem sou
Marcus (Passarinho) Paiva
Copywriter Incopyável. Especialista em Branding. Estrategista de linguagem verbal.
Apaixonado pelas palavras desde criança, me especializei em contar histórias poderosas, para um mundo com marcas mais humanas e responsáveis. No copywriting, trago o diferencial de ter uma visão ampla de todo o processo de gestão profissional de uma marca, com ampla experiência em branding e sólida formação técnica, ajudando empresas a se posicionarem de uma forma muito mais profunda e assertiva.

Formação acadêmica e Certificações

Curso Superior em Publicidade e Propaganda

MBA em Branding, Marketing e Growth

Técnico em Sistemas de Informação

Certificação Copywriter AAA Empiricus
Algumas marcas que já ajudei











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