NAMING | BRANDING

Uma marca que já chegou fazendo barulho!

O DESAFIO

Como lançar uma nova marca de biscoitos, criando uma linguagem visual e verbal única e criativa? Tendo como carro-chefe inicial os biscoitos de polvilho, um produto tipicamente brasileiro, a empresa desejava uma identidade ligada ao país, com uma postura que contemplasse o público infantil, mas não se limitasse a ele.

CLIENTE: Biscoitos Batuque
ANO: 2019
ÁREA: Alimentação
PRODUTO:
Biscoitos de Polvilho / Sequilhos
PARCERIA: Whoopee Comunicação

O QUE FIZEMOS:
Naming
Cultura corporativa
Tom de voz
Linguagem Verbal e visual
Tagline
Jingle Manifesto
Campanha de lançamento

A SOLUÇÃO

Partindo de um processo de naming certeiro, criamos uma plataforma de branding que toma como base a diversidade de ritmos, cores e culturas do nosso país. Rompendo com o padrão da indústria de biscoitos de polvilho, que utilizava embalagens com poucas cores e sem nenhum apelo emocional, apresentamos ao mercado uma marca totalmente nova, jovem e irreverente.

Um nome cheio de energia e com alto valor de mercado

Citado em centenas de músicas brasileiras, a marca Batuque carrega um nome que já chega cheio de associações positivas.

“A cor do meu batuque tem o toque e tem o som da minha voz…”

Batuque ou batucada é o nome que se dá à articulação dinâmica de
diferentes manifestações culturais, festejos, rituais
religiosos e encontros espontâneos da população
negra e mestiça espalhada pelo Brasil, marcados por uma música intensa e embalada pela percussão.

Dessa forma, o Biscoito Batuque toma emprestado uma gama de ritmos e culturas tipicamente brasileiras para criar um posicionamento autêntico e verdadeiro, valorizando nossas origens. Seu Tom de Voz e personalidade foram pautados na diversidade, na alegria e na afetividade. Uma marca agregadora, divertida e democrática. 

Uma marca cheia de suingue

Criando diferenças bem marcadas de cor e inclinação nas sílabas do logotipo, trouxemos para a marca a representação visual dos sons de uma batucada, traduzindo seu ritmo, energia e animação. A sílaba TU ganhou também um destaque especial, remetendo à onomatopéia do som de um tambor, “Tum-Tum”, usada também no jingle.

Alegria que contagia

A tagline dos Biscoitos Batuque reflete toda a diversidade, alegria e brasilidade do posicionamento,  em uma frase curta, marcante e com ótima sonoridade. A rima combina muito bem com a proposta musical de toda a identidade de marca, mostrando também o contexto coletivo de consumo desse tipo de biscoito, sempre conectando as pessoas.

Você também precisa contagiar seus clientes com sua marca?

Para isso sua empresa precisa ter uma história envolvente e única para contar! A Incopyável é especialista em branding, analisando profundamente todos os aspectos do seu negócio para criar um propósito e um posicionamento que estejam verdadeiramente alinhados com sua identidade de marca.

É batuque gostoso, batuque com bom!

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